terça-feira, 28 de abril de 2009
Internet vs Intranet
A necessidade de propagar informação fez com que equipas de investigação criassem a funcionalidade de internet, que hoje conhecemos e usamos. A Internet surgiu na guerra fria em 1960 a 1970, o governo Norte – Americano queria desenvolver um sistema para que os seus computadores militares pudessem trocar informação entre si de uma base militar para outra e que mesmo em caso de ataque nuclear os dados fossem preservados. Foi assim que surgiu a ARPANET, o antecessor da internet.
As ligações ARPANET usavam ligações telefónicas a velocidade de 56 Kbps, e usavam um elemento designado por Interface Message Processors (IMP), eram constituídos por computadores comerciais e cuidadosamente escolhidos para o efeito.
A internet (dita domestica) utiliza ligações de banda larga, por cabo ( como ADSL, ISDN) , acesso sem fio (WI-FI) e por satélite ou por telefone móvel (ligação 3G).
A intranet nasceu quando as empresas necessitaram de centralizar as informações, e um método de comunicação interna que as empresas adoptaram para reduzir custos.
A intranet possibilita o uso de todas as funcionalidades da internet, porem a principal diferença entre elas é que a intranet é restrita a um certo público, pois há restrição de acesso, por exemplo, os colaboradores de uma empresa podem aceder a intranet através de um nome de usuário e senha de acesso, que são estipulados pela coordenação da empresa.
A intranet ainda possibilita mais protocolos de comunicação, não somente o http, mas também as ligações poderão ser feitas através de um servidor local em uma rede chamada LAN (Local Area Network), instalada na própria empresa.
André Marques (Formando - Curso EFA - NS de Técnico de Mesa e Bar - Nazaré)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário